março 16, 2011

Instalando e Configurando o WAMP

Hoje irei demonstar neste como instalar e configurar o WampServer (Windows, Apache, MySQL, PHP) este software é um servidor local para plataforma Windows. Neste você já tem tudo para começar a programar com PHP. Se você é um usuário Linux já deve ter visto que o servidor Web Apache já vem instalado (dependendo da instalação da distribuição) com interpretador PHP e alguns com o SGDB MySQL instalado, mas também existe o software LAMP (Linux, Apache, MySQL, PHP, Perl ou Python) para as distribuições Linux.
Porém neste meu post irei abordar só sobre o WAMP. Então abaixo descreverei os passos para a instalação e configuração do WAMP.


1º Passo: Download
Primeiramente faça o download do aplicativo no site oficial do software http://www.wampserver.com/download.php nesta URL você poderá baixar a versão referente a plataforma do seu computador. No meu caso irei baixar a versão “WampServer 2.1e (32 bits)”. Selecione no menu que fica no rodapé do site a versão que deseja fazer o download.

2º Passo: Instalação do WAMP
Após o download clique duas vezes no ícone do “WampServer2.1e-x32.exe” será exibido o assistente de instalação do WAMP, como todo programa Windows este também segue o estilo PPF (Próximo, Próximo e Concluir) ou NNF (Next, Next, Finish). Abaixo será ilustrado os passos para instalação.
Tela inicial do assistente de instalação do WAMP. Note que nesta tela o instalador exibe as informações das versões dos serviços que serão instalados no WAMP.
Tela para informar os termos do WAMP, para continuação da instalação deve ser clicado em “I accept the agreement e clique em Next. Claro fique a vontade para ler a Licença de uso.
Nesta passo você deverá informar o local de instalação do WAMP, no meu caso estarei instalando este na minha unidade D:\ na pasta wamp informe o local onde deseja e clique em Next.
Nesta parte o assistente informa se você deseja criar ícones na sua área de trabalho e na barra de inicialização rápida do computador. Caso julgue necessário selecione a(s) opção(ões) que deseja.
Agora falta pouco, nesta parte é informado um resumo da instalação como o local de instalação do WAMP, clique em “Install” para começar a instalação.
No final da instalação será exibido uma mensagem informando se você deseja utilizar o browser padrão do computador como o padrão do WAMP. Isso é necessário, pois quando se utiliza o WAMP ele exibe a sua interface no browser informado na instalação. Caso queira utilizar outro browser é só informar “Não” e informar o local do executável deste.
Obs.: após a instalação pode surgir um alerta do Firewall do computador informando sobre o Apache, clique em “Permitir Acesso”.

O assistente exibe a tela acima para que seja informado um servidor SMTP e um e-mail do Administrador para que erros sejam reportados para este e-mail. Mas como não é o nosso caso utilizar este recurso pode deixar os dados que vem nos campos e clicar em “Next”.
Agora sim chegamos ao final da instalação do WAMP. Nesta última tela do assistente é informado novamente os serviços instalados e após clicar no botão “Finish” será executado o WAMP.
Caso tudo tenha dado certo será exibido o ícone do WAMP na sua área de notificação conforme a imagem abaixo.

3º Passo: Desabilitando o Log Binário do MySQL
Este passo é só uma dica que muitos tutoriais não informam. O MySQL por padrão armazena arquivos de LOG Binário com os UPDATEs, INSERTs, DELETEs
executados no Banco de Dados. Estes arquivos são criados toda vez que o servidor do SGDB é iniciado, estes arquivo ficam na pasta “DIRETORIO_INSTALACAO\wamp\bin\mysql\mysql5.5.8\data” com o nome “mysql-bin.XXXXX”, onde os caracteres X será um seqüencial dos arquivos. Este é um recurso importante para quem necessita auditar as movimentações do Banco, como não é o nosso caso iremos desabilitar este LOG para não ficar gerando arquivos desnecessários.
Para maiores informações acesse: http://dev.mysql.com/doc/refman/4.1/pt/binary-log.html
Clique com o botão esquerdo do mouse no ícone do WAMP na área de notificação e será exibido o menu conforme imagem abaixo.
Vá na opção “MySQL” será exibido um menu e selecione a opção “my.ini”. Este arquivo é a configuração do seu MySQL tome muito cuidado ao editar este arquivo, pois qualquer alteração pode fazer o SGDB não iniciar após o salvamento do arquivo.
 


Procure a linha com os dizeres:
# Replication Master Server (default)
# binary logging is required for replication
log-bin=mysql-bin


A terceira linha que habilita/desabilita o log do MySQL coloque um # nesta linha ficando conforme abaixo: 
#log-bin=mysql-bin
Salve o arquivo feche este e novamente clique com o botão esquerdo do mouse no ícone do WAMP. No menu vá na opção “Restart All Services”, pronto o LOG está desativado.
Obs.: Caso o ícone do WAMP não fique da cor verde é porque ocorreu algum erro com um dos servidores.

4º Passo: Interface do WAMP
Agora que já desabilitamos o LOG do Banco vamos dar uma olhada na interface do WAMP. Clique como o botão esquerdo no ícone do WAMP e no menu clique na opção “Localhost”. Será aberto o browser com algumas informações dos servidores do WAMP. Esta página também pode ser acessada pela URL http://localhost/ ou http://127.0.0.1/.
Nesta tela você tem todas as ferramentas necessárias para começar a programar com PHP. Abaixo esta descrito os itens informados na imagem.
1 Extensões do PHP: Estas extensões podem ser ativadas/desativadas no menu do WAMP. Se você clicar no ícone e ir na opção do “PHP” será exibido um menu com a opção “PHP extensions” que demonstra todas as extensões possíveis como por exemplo a extensão php_oci8 para utilizar PHP com conexão a Banco de Dados Oracle.
2 Ferramentas: Como já mencionado, nesta parte demonstra algumas ferramentas do WAMP como o phpinfo() que exibe a página com as informações do PHP (muito útil para verificar dependências) e a ferramenta mais importante phpmyadmin este é um aplicativo WEB que administra todo o Banco de Dados, por ele você pode manipular os Bancos de Dados do seu Servidor Local.
3 Projetos:
Aqui será exibido todas as pastas que estão no DOCUMENT_ROOT do WAMP que no meu caso seria “D:\wamp\www”. Então cada projeto que for criar deverá ser criada uma pasta no DOCUMENT_ROOT do WAMP.

5º Passo: Correr para o abraço:
Agora que já vimos a interface do WAMP e já sabemos onde armazenar os nossos projetos, vamos fazer um teste. Vá na pasta www do WAMP e crie uma pasta como o nome “blog” (sem aspas). Abra o Bloco de Notas do Windows (ou a sua IDE de desenvolvimento preferida) e crie um arquivo com o conteúdo abaixo e salve dentro desta pasta com o nome “index.php” (sem aspas), se você nunca viu PHP não se preocupe, pois futuramente estarei postando Tutoriais ensinado a Programar com PHP.
<?php
    echo "

Servidor PHP rodando!!!

"; ?>
Será exibido no browser o texto “Servidor PHP rodando!!!”.Desta forma eu termino este Tutorial e espero que este como outros que irei postar possam ajudar muitos usuários.
Até a próxima.

11 comentários:

  1. Excelente post! Salvou meu fim de semana, informações bem detalhadas e tudo rodando bem certiho por aqui. Abraços!

    ResponderExcluir
  2. Emercap, obrigado pelo elogio sobre o post e também sobre o feedback. Fico muito satisfeito em saber que um dos meu posts ajudaram um dos meus leitores.
    Precisando de algo estou a disposição.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  3. É isso velho, muito massa teu tutorial,
    ajudou muito.
    vlew!

    ResponderExcluir
  4. Obrigado kaauan espero que este possa ser útil para muitos assim como os demais posts.

    Abraços

    ResponderExcluir
  5. Ótimo post fera!
    Salvou minha entrega de formulario.

    ResponderExcluir
  6. Muito bom seu post! Só uma curiosidade. Instalei o wampserver e tá tudo rodando legal só que no navegador se eu digital localhost aparece a mensagem It works! e se eu digitar 127.0.0.1 aparece a página inicial do wampserver. Você sabe o que eu faço pra quando digitar localhost aparecer também a tele inicial do wampserver?

    ResponderExcluir
  7. Alison da Silva, o curioso é que localhost e 127.0.0.1 é a mesma coisa. Neste caso você deve verificar se não existe nenhum VirtualHost informando sobre o endereço localhost. Qualquer coisa me mande um e-mail em wesshead@gmail.com.
    Abraços.

    ResponderExcluir
  8. Ótimo post, tava precisando exclusivamente desse.
    Parabéns cara, ta muito bom!!

    ResponderExcluir
  9. Excelente postagem. Muito didática... agora preciso de uma ajuda: Eu instalei o WAMP há uns dois meses, e estava funcionando normalmente, mas hoje, não sei por que cargas dágua, ele resolveu parar. O ícone não fica verde de jeito nenhum...
    Quais são as situações em que isso ocorre?
    Agradeceria se você pudesse me ajudar.
    Obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Julião Kaiser, obrigado pelo seu feedback. Sobre o fato do WAMP não ficar com o ícone pode ser por alguns fatores:
      - A porta do seu Apache está sendo utilizada por outro aplicativo (como por exemplo Skype, ISS). Se você estiver utilizando o Skype esse por padrão vem configurado para utilizar a porta 80 tente desconectar e fechar o Skype e reiniciar o seu WAMP.
      - O Banco de Dados está parado: verifique se o BD está parado ou se a porta 3306 está sendo utilizada por outro aplicativo.
      Geralmente a primeira dica é a que mais acontece, mas para saber se algo deu errado olhe os arquivos de log do WAMP que fica na pasta "wap/logs".
      Veja se essas dicas lhe ajudam.

      Att.

      Legolas

      Excluir